A hidroterapia ou terapia aquática é o termo mais conhecido atualmente, para os exercícios terapêuticos realizados em piscina termo-aquecida.
Tem por finalidade a prevenção e cura das mais variadas patologias.
Sua utilização exige do fisioterapeuta conhecimentos das propriedades da hidrodinâmica (água em movimento) e termodinâmicas da água assim como a anatomia, fisiologia e a biomecânica corporal.
A terapia em ambiente aquático tem grande valor terapêutico quando necessita nenhuma ou mínima sustentação de peso ou quando há inflamação, dor, retração, espasmo muscular, limitação da amplitude de movimento e força, que podem, de maneira isolada ou conjunta, alterar as funções hegemônicas do corpo humano, como:
Respiração, alimentação, postura estática com o olhar horizontal com o menor gasto energético e a reprodução.
A hidroterapia é indicada para todas as áreas da fisioterapia que envolvam problemas de ordem traumato-ortopedicos, esportivos, neurológicos, reumáticos, cardiopatas, pneumopatas, estéticos, etc.
Elevado nível de dor Edemas de extremidades Desvios da marcha Diminuição da mobilidade Fraqueza muscular generalizada Baixa resistência muscular Impossibilidade de sobrecarga nos membros inferiores Resistência cardiovascular diminuída Contraturas articulares Disfunções posturais Habilidades diminuídas Interação social do paciente Outros....
Voltar para Especialidades